31 3508.1919

Resíduos químicos; cuidados para coleta e descarte

resíduos químicos

Resíduos químicos são produtos extremamente perigosos e com alto risco de acidentes característicos às suas propriedades. Por isso, seu manuseio, coleta, transporte e descarte deve ser realizado por empresas especializadas e forma correta para não prejudicar ao meio ambiente e o ser humano.

Para descartar corretamente resíduos químicos, é importante observar o seu grau de periculosidade e seu poder de intoxicação. Com isso, o risco de combinação química, combustão e danos ao meio ambiente são evitados.

Antes de serem descartados, os resíduos químicos precisam passar por um tratamento especializado, além de ser coletado periodicamente. Os que não podem ser recuperados, devem ser guardados em reservatórios próprios para o descarte.
Os resíduos químicos são classificados de duas maneiras, sólidos e líquidos.

São exemplos de resíduos sólidos:

• Termômetro de mercúrio;
• Lâmpadas;
• Raio X – fixadores e reveladores;
• Kit de diagnóstico;
• Pilhas, baterias, acumuladores de carga;

Alguns dos resíduos líquidos são:

• Remédios descartados por serviços de saúde, farmácias e distribuidores de medicamentos;
• Resíduos de saneantes, desinfetantes;
• Resíduos contendo materiais pesados, reagentes para laboratórios;
• Efluentes de processadores de imagens (reveladores e fixadores);
• Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas;

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos químicos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos, como os corrosivos e toxicológicos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

A ausência de tratamento e a incorreta disposição desse tipo de resíduo leva à contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos, comprometendo a saúde pública. Para evitar esses grandes problemas, a Inovar possui ampla experiência na identificação de seus graus de periculosidade de acordo com características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, bem como patogenicidade e toxicidade.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar