31 3508.1919

Quais materiais são classificados como resíduos perigosos e por quê?

Entre os diferentes tipos de sedimentos industriais que existem, o chamado “resíduo perigoso” é um dos que mais chama a atenção. Não é por menos, a nomenclatura é bem autoexplicativa do que pode se tratar.

Leia também: Resíduos químicos despejados nos rios intensificam poluição térmica da água; entenda

Sendo assim, o gerenciamento incorreto desse tipo de resíduo desencadeia em complicações como a contaminação — em alguns casos, permanente — do solo e lençol freático, o que põe em risco não apenas o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas que entram em contato com essas substância. Mas, afinal de contas, quais materiais são entendidos como resíduos perigosos e por quê?

Uma das substâncias são os restos de tinta e diferentes formas de seladores, já que são materiais altamente inflamáveis e tóxicos. Outra categoria que entra nessa lista são os produtos químicos, pois além de também serem tóxicos, são reativos, podendo assim corroer e danificar a biodiversidade, e até mesmo ser o estopim de algum incêndio.

Os resíduos hospitalares também são classificados como perigosos, já que carregam muito material genético com bactérias e vírus, bem como produtos radioativos como filmes de raio X.

Metais pesados também são classificados como resíduos perigosos

resíduo perigoso

Outro resíduo perigoso é o mercúrio, visto que solta um vapor altamente tóxico, sendo prejudicial à fauna, flora e saúde humana, causando prejuízos para o metabolismo de quem o absorver. Esse metal pesado pode ser encontrado em objetos como lâmpadas fluorescentes. Pilhas e baterias também são agrupadas como resíduos perigosos.

Leia também: Conheça os impactos gerados pelos metais pesados no meio ambiente

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

× Fale com a Inovar