31 3508.1919

Má gestão de resíduos sólidos soma gastos de R$ 5,5 bilhões por ano ao Brasil, aponta pesquisa

resíduos sólidos

Segundo o mais recente levantamento da International Solid Waste Association desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), os custos da má gestão de resíduos sólidos soma mais de R$ 5,5 bilhões por ano ao Brasil. O balanço diz respeito às despesas com recuperação ambiental e tratamentos de saúde relacionados à poluição marinha.

Leia também: Quais materiais são classificados como resíduos perigosos e por quê?

Conforme citado pelo diretor-presidente da ABRELPE, Carlos Silva Filho, pelo menos 80% dos resíduos que chegam aos oceanos são originados nas cidades urbanas. O porta-voz ainda declarou que o número também inclui o descarte direto de partículas de plástico através de efluentes não tratados.

O levantamento ainda destacou que os oceanos recebem mais de 25 milhões de toneladas de resíduos por ano. É estimado que o Brasil seja responsável por cerca de 2 milhões de toneladas. Além disso, o estudo calculou que, pelo menos 7 milhões de toneladas de resíduos sólidos não são coletados ou têm a destinação correta no país.

Um dos principais geradores de resíduos eletrônicos também

resíduos sólidos

 

Outra pesquisa recém-publicada também demonstrou que o Brasil é o sétimo maior produtor de resíduos eletrônicos do mundo. A pesquisa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) ainda calculou que, do 1,5 milhão de toneladas de resíduos descartados anualmente, apenas 3% são gerenciados de forma adequada. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

× Fale com a Inovar