31 3508.1919

Mais de 44 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são produzidos por ano no mundo

Segundo o último relatório levantado pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular (PACE) e pela Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, mais de 44 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são produzidos por ano no mundo. Quando se divide o valor per capita, chega-se à conclusão de que cada habitante do planeta, produz mais de seis quilos no período, valor também equivalente ao peso de todos os aviões comerciais já fabricados no planeta.  

Leia também: Quais materiais são classificados como resíduos perigosos e por quê?

Ainda segundo o relatório, esse lixo todo tem o valor superior a 62,5 bilhões de dólares, ou seja, maior do que o Produto Interno Bruto (PIB) de muitos países. Diante deve potencial todo desperdiçado, o documento sugere que os países se atentem para a reciclagem do lixo eletrônico, a fim de elevar a atual taxa de 20% de reciclagem formal.

O termo “reciclagem formal” chama a atenção na medida em que muitos lugares do mundo realizam o processo de reciclagem, mas à custa de exposição de trabalhadores à substâncias cancerígenas.

Resíduos eletrônicos devem ser submetidos à economia circular

resíduos eletrônicos

Além do alerta, os membros da PACE, da Coalizão da ONU e outros parceiros alertaram para a necessidade da intensificação da chamada economia circular, em que novos recursos não sejam extraídos da natureza para depois serem usados e descartados permanentemente, mas sim reutilizados para a fabricação de novos produtos.

Uma das iniciativas que entende e compartilha dessa visão é a Inovar Ambiental que faz a desmontagem e separação de partes específicas dos resíduos eletroeletrônicos para posteriormente serem reaproveitados e ainda gerarem receita ao cliente.

Leia também: Má gestão de resíduos sólidos soma gastos de R$ 5,5 bilhões por ano ao Brasil, aponta pesquisa

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

× Fale com a Inovar