31 3508.1919

É possível transformar resíduos da indústria de papel em bioetanol

resíduos industriais

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) Ribeirão Preto desenvolveram um método que oferece uma destinação diferente para os resíduos industriais das fábricas de papel. Isso porque os cientistas conseguiram produzir bioetanol a partir do lodo branco, um dos principais vestígios da indústria da área.

Leia também: O papel da trituração do plástico para reciclagem

Em entrevista ao Jornal da USP, o biólogo Jorge Henrique Almeida Betini contou que utilizou enzimas fúngicas para quebrar as moléculas do lodo branco. Com isso, ele também mencionou que, como a maior parte do resíduo é composta por fibras microscópicas de celulose e restos de amido – ou seja, formadas por vários seguimentos de açúcares. Ao colocar as enzimas fúngicas, as moléculas de celulose e amido se separam em açúcares menores que alimentam a levedura Saccharomyces cerevisiae que, por coincidência ou não, é a mesma da produção do etanol. 

Fim para os resíduos é mais sustentável

resíduos industriais

Ainda em entrevista ao jornal, o especialista lembrou também que a produção do biocombustível a partir do resíduo industrial oferece valor agregado no destino desse vestígio. Sendo assim, o processo automaticamente contribui para a diminuição dos impactos na natureza, já que reduz a retirada de recursos naturais (utilizadas para biocombustível) e a utilização de áreas plantadas.

Leia também: Soluções para pequenos geradores de resíduos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais.

A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar