31 3508.1919

Como se prevenir dos riscos e fazer o descarte de embalagens de aerossol

descarte de embalagens

Dentre os resíduos mais comuns em nosso cotidiano estão as embalagens de aerossol. Seja em produtos de limpeza, inseticidas, odorizadores ou medicamentos. Por mais comuns que sejam, esses produtos não são inofensivos. Muito pelo contrário, já que apresentam muitos riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Sendo assim, deve-se tomar cuidado e fazer o descarte de embalagens corretamente.

Leia também: A importância da despressurizacão de aerossóis adequada

Dentre os perigos, está a inflamabilidade. Se o produto estiver em uma temperatura alta, pode acabar explodindo e disparando diversos estilhaços no ambiente, além do próprio gás que, por sua vez, é altamente tóxico.

As embalagens de aerossol não apresentam riscos apenas quando estão em período de uso. Mesmo após o fim da utilização do produto, o perigo ainda existe. Por isso, busque descartar o material da maneira correta. Esse alerta dever feito, pois cerca 415 milhões de aerossóis são usados por ano, sendo que apenas 1% desse total são devidamente descartados.

Alguns cuidados com o descarte de embalagens de aerossol

O primeiro cuidado a ser tomado é o de manter as embalagens longe de ambientes com temperatura alta, como o interior do carro. O contato com o Sol pode acabar causando uma reação na lata, fazendo com que a mesma exploda.

Outro ponto importante, é lembrar de usar o produto até o fim para que tenha o mínimo possível de gás. Com isso, após o uso separe em um lixo especial e leve para algum posto de reciclagem especializado. Vale lembrar que, a embalagem segue sendo perigosa mesmo estando vazia, por isso, evite causar algum dano, como um furo. A pressão exercida também pode causar uma explosão. 

Leia também: Saiba a importância da descaracterização de produtos inservíveis

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais.

A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar