31 3508.1919

Descarte inadequado de metais pesados põe saúde pública em risco

Entre os inúmeros exemplos de resíduos perigosos gerados estão os metais pesados. E, assim como os demais devem passar por um rigoroso processo de coleta, transporte, tratamento e destinação final, para que não coloquem a o meio ambiente e nem a saúde pública em risco. Mas, caso esse cuidado todo não aconteça: quais impactos os metais pesados podem gerar para as pessoas?

Leia também: Conheça os impactos gerados pelos metais pesados no meio ambiente

Primeiramente é válido mencionar os metais pesados mais nocivos e comuns que existem: cádmio, mercúrio, cromo e o zinco. Cada um deles é utilizado para um setor industrial diferente que vai desde a produção de baterias automotivas até a refinação de zinco, curtição de couros e refinação no setor metalúrgico. 

Metais pesados causam desde quadros de diarreia até deterioração do sistema nervoso

metais pesados

A contaminação por metais pesados ocorre por meio da água imprópria para o consumo e de alimentos, já que a substâncias podem se infiltrar no lençol freático e prejudicar o solo. Na maioria dos casos, os efeitos à curto prazo envolve o quadro de diarreia. Mas também existem complicações no organismo que podem acontecer em médio e longo prazo.

O mercúrio, por exemplo, quando está presente no organismo pode deteriorar o sistema nervoso, causando assim quadros de perturbações motoras, além de tremores e demência. Enquanto que o chumbo pode comprometer a medula óssea, o rim, e ainda causar doenças como o câncer. O cádmio, por outro lado, além de causar câncer de pulmão e de próstata, também está relacionado a casos de anemia e osteoporose.

Leia também: Quais órgãos nacionais fiscalizam o descarte de resíduo radioativo?

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

× Fale com a Inovar