31 3508.1919

Conheça os gases responsáveis pela poluição atmosférica

poluição atmosférica

Pode-se dizer que a poluição atmosférica acontece há bilhões de anos na Terra com as emissões dos gases de fontes naturais, como vulcões e queimadas originadas por raios e outros fenômenos. No entanto, com a Revolução Industrial iniciada no século XVII o fenômeno foi intensificado, já que cargas maiores e mais frequentes de gases passaram a  ser lançadas na atmosfera. Mas quais são essas substâncias?

Leia também: Gerenciamento de resíduos sólidos industriais é um ato de respeito ao meio ambiente

Antes de responder essa pergunta, vale pontuar que os poluentes atmosféricos são classificados em duas categorias: primários e secundários. O primeiro grupo é composto por poluentes lançados diretamente na atmosfera, como é o caso das fontes antrópicas – causadas pela humanidade – e naturais. Enquanto que os secundários são aqueles provenientes de reações químicas e fotoquímicas que ocorrem na atmosfera a partir dos poluentes primários.

Poluição atmosférica: do monóxido de carbono aos CFCs

poluição atmosférica

Talvez o mais conhecido deles, o monóxido de carbono (CO) originado principalmente a partir da queima de combustíveis, essas substância é responsável por prejudicar a circulação de oxigênio no corpo humano e causar asfixia. O dióxido de carbono (CO2) produzido, entre outros motivos, pelos processos de decomposição e queima de combustíveis fósseis também está na lista dos responsáveis pela poluição do ar.

Os Clorofluorcarbonetos (CFCs) conhecidos por serem acondicionados em embalagens aerossóis, refrigeradores, entre outros, além de prejudicarem na qualidade do ar, também causam danos à camada de ozônio. Óxidos de enxofre (SOx) são um dos mais nocivos e estão presentes em diversos processos industriais, além de atividades vulcânicas. Essa substância é a responsável por formar o ácido sulfuroso, responsável pela chuva ácida, assim como os óxidos de nitrogênio (NOx).

Os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) são químicos orgânicos lançados a partir de fontes, como a queima de combustível fóssil, bem como atividades industriais e emissões naturais da vegetação. É nessa categoria que se encontra o tóxico metano. A amônia (NH3), presente na principalmente nos fertilizantes da agricultura, e o Ozônio Troposférico (O3) fecham a lista dos gases que causam a poluição atmosférica. 

Leia também: Latas e embalagens de resíduos químicos também exigem gerenciamento adequado

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site e o Facebook.

× Fale com a Inovar