31 3508.1919

Conheça os processos de destinação final de resíduos

Destinação final de resíduos

O setor de gerenciamento de resíduos é um dos que mais exigem flexibilidade e cuidados especiais com os materiais que lida. Isso porque, a ampla gama de fábricas gera toneladas diárias de materiais que vão dos orgânicos, aos líquidos, passando pelos tóxicos e eletroeletrônicos. Dessa maneira, os processos de destinação de resíduos devem ser segregados, para respeitar as políticas ambientais e não danificar a natureza.

Leia também: Reaproveitamento de resíduos perigosos evita danos à natureza

Quando o assunto se volta para resíduos industriais, perigosos e sólidos, o mais adequado é o processo de coprocessamento, que é a destruição térmica em fornos paralela à utilização do calor para a fabricação de produtos, como cimentos. Já os resíduos líquidos devem ser encaminhados para estações de tratamento, para que assim suas características químicas sejam neutralizadas e não afetem a natureza ao serem devolvidos para o meio ambiente. 

Destinação final de resíduos químicos, eletroeletrônicos e de produtos inservíveis

Destinação final de resíduos

Além de mais sustentável do que processos como a incineração, o coprocessamento também é versátil, já que pode ser aplicado também para o tratamento de resíduos químicos. A destinação final dos resíduos de eletrônicos, por outro lado, deve envolver o envio para a manufatura reversa, que é a desmontagem e separação para o posterior envio à reciclagem.

Por fim, os produtos inservíveis inclui a fragmentação específica para cada tipo de produto, sejam de plástico, vidro ou papel, com ou sem conteúdo líquido. Assim, os produtos não comercializáveis são transformados em minúsculos pedaços, em que as marcas ou qualquer identificação com o nome do gerador é impossível de ser identificado. Após esse processo, o resíduo resultante também é enviado para o coprocessamento.

Leia também: Resíduos eletrônicos: quais são os riscos para a saúde humana

A INOVAR AMBIENTAL

A Inovar Ambiental presta a coleta, o acondicionamento e o transporte feitos por equipamentos específicos em um processo que atende a todas as normativas estabelecidas pelos órgãos ambientais. A ausência do gerenciamento de resíduos é um dos grandes fatores de impacto socioambiental no planeta, por isso, a Inovar Ambiental possui ampla especialização na prestação desse serviço e reúne uma equipe multidisciplinar altamente qualificada que alia procedimentos e tecnologias de ponta capazes de atender diferentes necessidades.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar