31 3508.1919

Destinação final de resíduos: qual a diferença entre reciclar e reaproveitar?

qual a diferença entre reciclar e reaproveitar

De acordo com o último levantamento da Organização não governamental internacional World Wide Fund for Nature (WWF), o Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas. Diante desse alto volume que, infelizmente acaba parando em lixões a céu aberto e oceanos, muitas campanhas de conscientização enfatizam a importância de oferecer a destinação final adequada a esses resíduos. Porém, muitas pessoas e empresas têm dúvidas sobre qual a diferença entre reciclar e reaproveitar, e assim oferecer uma solução mais inteligente ao plástico. 

Leia também: Entenda os benefícios da logística reversa

A reutilização consiste basicamente no uso do produto por mais de uma vez. Outra particularidade desse método é que a finalidade pode ser completamente diferente da primeira. Dessa forma, combate não apenas o acúmulo indevido do material – que pode ser o plástico – na natureza, mas também a extração de novas matérias-primas. 

Qual a diferença entre reciclar e reaproveitar? Já a reciclagem…

qual a diferença entre reciclar e reaproveitar

Por outro lado, a reciclagem trabalha com a ideia de transformar aquele material descartado em algo novo, incluindo-o assim em uma nova cadeia de produção. Isto é, uma garrafa PET corretamente reciclada pode ser transformada em uma fibra de poliéster, por exemplo. Com isso, assim como a reutilização, o método é igualmente eficaz na questão de ajudar na redução exploratória.

Leia também: O que é reciclagem industrial e quais seus benefícios

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar