31 3508.1919

Saiba mais sobre o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é uma das datas mais relevantes para o meio ambiente, sendo ainda mais fundamental que empresas tomem conhecimento sobre esse dia. Instituída por meio de uma lei federal em dezembro de 2011, o 16 março serve como alerta sobre as ações humanas interferindo na natureza, o que consequentemente resulta nas mudanças climáticas.

Leia também: Anualmente, lixões liberam 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa

A escolha dessa data tem como intuito remeter ao dia 16 de março de 1998, quando se deu a abertura do processo de reconhecimento ao Protocolo de Kyoto. Esse importante tratado foi criado para incentivar os países mais desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, sendo o principal deles o carbono (CO2).

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas serve como alerta para o aquecimento global

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Atualmente, quando o tema é mudança climática, imediatamente o aquecimento global é citado. Dentre as causas mais comuns desse fenômeno estão as queimadas, emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, destruição de florestas, queima de combustíveis fósseis e descarte de resíduos sólidos. 

Apesar de parecer um problema distante, o aquecimento global já causa problemas atualmente, como a desertificação, alteração do regime de chuvas, intensificação de secas, redução da biodiversidade e até mesmo escassez de água. Por conta desses fatores, torna-se cada vez mais urgente que haja uma conscientização sobre os danos causados diariamente ao meio ambiente.

Leia também: Conheça os gases responsáveis pela poluição atmosférica

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando o site e Facebook.

× Fale com a Inovar