31 3508.1919

Saiba quais normas devem ser cumpridas para evitar multas na gestão de resíduos

gestão de resíduos

Por se tratar de um processo ligado diretamente à preservação do meio ambiente nos mais diversos âmbitos, a gestão de resíduos conta com uma série de obrigações. Por isso, é essencial que as normas sejam respeitadas, uma vez que multas podem ser acionadas em caso de irregularidades.

Leia também: Aterro zero: conheça os benefícios do método

Dentre os cuidados mais importantes está a solicitação de serviço de uma empresa licenciada e qualificada. Pode parecer simples, mas a atenção nesse quesito é fundamental para garantir o tratamento correto dos materiais. Além disso, companhias devidamente preparadas são capazes de fornecer os documentos corretos para comprovar a realização dos procedimentos.

Gestão de resíduos: conheça outras obrigações do processo

gestão de resíduos

Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos: o documento está entre os mais importantes da gestão de resíduos, sendo necessário para conferir informações como a definição dos processos adotados, as metas de minimização da geração de resíduos, identificação dos responsáveis por cada etapa do gerenciamento e quais são as ações preventivas e corretivas em caso de acidente.

Solicitar os documentos que comprovem a destinação adequada: nesse quesito há uma variedade de documentos, sendo necessária uma atenção redobrada para que todos sejam obtidos. Dentre os mais conhecidos estão o CADRI, o Certificado de Destinação Final de Resíduos, o Relatório CONAMA 313 e o MTR ( Manifesto de Transporte de Resíduos).

Contar com o CNORP: O CNORP (Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos) é um documento que torna obrigatório que empresas informem anualmente sobre seus processos. Dentre os detalhes estão os procedimentos de geração, coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destinação e disposição final de resíduos perigosos.

Leia também: Inovar Ambiental firma acordo para colaborar com os Ecopontos em Santa Luzia

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar