31 3508.1919

Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

processos de reciclagem

Os processos de reciclagem são bastante conhecidos e falados. No entanto, muitos ainda desconhecem os detalhes que envolvem o serviço, assim como as diferenças entre os métodos implementados para tratar os materiais. Nesse último quesito, é possível destacar os procedimentos classificados como reciclagem primária, secundária e terciária.

Leia também: Saiba quais normas devem ser cumpridas para evitar multas na gestão de resíduos

No caso da reciclagem primária, o processo se caracteriza pelo fato de ocorrer de maneira imediata. Isso significa que ainda dentro da empresa geradora de resíduos, o tratamento já acontece de forma natural e como parte integrante de suas produções.

Processo de reciclagem: entenda o procedimento secundário e terciário

processos de reciclagem

O processo de reciclagem secundária, por sua vez, é bastante comum e adotado pela maioria das empresas. Nesse caso, o procedimento ocorre por meio da segregação dos resíduos, que em seguida são enviados para tratamento. Nessa última etapa, os materiais são transformados, seja em um item de valor agregado ou em parte do processo produtivo de outro material.

Por último, temos a reciclagem terciária. Nesse processo ocorre a transformação da estrutura química da matéria. Isso significa que o procedimento requer mais atenção, para que seja possível transformar o material em algo novo. Desse modo, há a possibilidade de utilizá-lo novamente. Um exemplo famoso desse tipo de reciclagem é o coprocessamento.

Leia também: Aterro zero: conheça os benefícios do método

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar