31 3508.1919

Atenção aos resíduos inertes é essencial para evitar danos ambientais

danos ambientais

Reduzir ao máximo os danos ambientais é o principal objetivo de todos os procedimentos sustentáveis adotados em empresas. No entanto, para atingir essa meta, existem diferentes métodos, uma vez que os materiais com potencial danoso apresentam características distintas. Nesse quesito, é possível destacar os processos aplicados nos resíduos inertes.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

Apesar de não liberarem substâncias com grande potencial danoso, os resíduos inertes se destacam pelo tempo elevado que levam para se decompor. Por conta disso, é preciso que sejam tratados adequadamente.

Dentre os cuidados mais básicos está a destinação final dos materiais. É essencial que esse processo não ocorra em lixões, uma vez que os locais não são adequados e ilegais de acordo com a lei. O ideal é que aterros sanitários sejam utilizados no caso da empresa optar pela disposição final, embora haja outra solução ainda mais eficaz para tratar dos resíduos.

Reciclagem de resíduos inertes é o processo mais adequado para reduzir os danos ambientais

danos ambientais

Além da disposição em aterros sanitários, os resíduos inertes também podem ser tratados por meio de outros métodos. Um dos mais efetivos e recomendados é a reciclagem. 

O procedimento se destaca não apenas pela transformação completa dos materiais, mas também pelos benefícios obtidos. Além de evitar o acúmulo de resíduos, o processo pode ser realizado de modo sustentável, uma vez que utiliza somente 5% da energia elétrica e produz somente 5% de emissões de gás de efeito estufa. 

Leia também: Saiba quais normas devem ser cumpridas para evitar multas na gestão de resíduos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar