31 3508.1919

O que é o índice ESG e como ele é incorporado nas empresas?

índice ESG

O índice ESG – Environment, Social and Governance – é uma norma que orienta investimentos com foco em sustentabilidade e que tem sido utilizada para avaliar empresas conforme seu desempenho e impactos em três áreas: meio ambiente, social e governança corporativa.

Leia também: Conheça o Curso de Formação de Consultores Ambientais da Trilho Ambiental

Ganhou destaque nos últimos tempos por conta da preocupação com um futuro mais sustentável, com o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, também, com a tendência de consumidores estarem mais interessados em produtos e serviços que tenham impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

O ESG quando implementado cria práticas que precisam ser adotadas para demonstrar a preocupação da empresa e, principalmente, o seu trabalho contra riscos à sustentabilidade. 

Como o índice ESG é incorporado nas empresas?

índice ESG

A organização quando implementa o índice ESG passa a estudar tanto seus aspectos financeiros e econômicos, como também os éticos, sociais e de sustentabilidade. Com isso, aderindo aos padrões de sustentabilidade a empresa diminui riscos, custo de capital e aumenta seu valor econômico. 

No mercado financeiro, investidores têm priorizado empresas socialmente sustentáveis, responsáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Eles acreditam que empresas sustentáveis geram valor para o acionista a longo prazo, pois se mostram mais preparadas para enfrentar riscos sociais, econômicos e ambientais. 

As empresas que levam em consideração os fatores do índice ESG se preocupam com os seguintes pontos na sua instalação:mudança climática e emissão de carbono; uso de recursos naturais; poluição ambiental; gestão de resíduos; saúde, segurança, diversidade e treinamento de colaboradores; responsabilidade com o consumidor; relação com a comunidade; atividades beneficentes; direitos dos acionistas; composição do Conselho de Administração (independência e diversidade); política de remuneração da diretoria; fraudes.

Leia também: Saiba quais normas devem ser cumpridas para evitar multas na gestão de resíduos

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar