A elaboração do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um dos processos mais importantes para garantir a sustentabilidade em uma empresa. No entanto, ainda existem dúvidas sobre quais companhias são obrigadas a realizar o processo.
Leia também: Conheça o Curso de Formação de Consultores Ambientais da Trilho Ambiental
Determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei nº 12.305/2010 seção V art. 20 ao 24, o PGRS é essencial para identificar e informar dados como o tipo de resíduos gerados, quantidade de materiais e métodos aplicados no tratamento. Dessa forma, o processo é obrigatório para empresas responsáveis pela geração de itens potencialmente danosos para a natureza. Dentre os ramos que obrigatoriamente devem realizar o procedimento estão:
- Indústria alimentícia;
- Indústria automobilística;
- Indústria de equipamentos eletrônicos;
- Serrarias;
- Hospitais;
- Clínicas;
- Empresas de tratamento de água e esgoto;
- Empresas de construção civil;
- Empresas de transporte (terminais rodoviários, aeroportos, passagens de fronteiras etc);
- Companhias agropecuárias;
- Geradores de resíduos perigosos.
Elaboração do PGRS deve ser feita da maneira adequada
Além de se certificar se sua empresa deve elaborar o documento, também é preciso garantir que o mesmo será preenchido corretamente. Para isso, busque contar com o auxílio de um responsável técnico devidamente capacitado e habilitado para tal função.
Desse modo, é possível corresponder à todos os requisitos previstos nas normas, como é o caso do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Leia também: O que é o índice ESG e como ele é incorporado nas empresas?
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.