Entenda a diferença entre caracterização e classificação de resíduos

Muitas empresas têm dificuldades de fazer a gestão correta de resíduos por conta da grande quantidade gerada e sua composição, já que a sociedade moderna consome muito mais produtos industrializados do que no passado. Considerando isso, é importante entender a diferença entre caracterização e classificação de resíduos. 

Leia também: Saiba quais normas devem ser cumpridas para evitar multas na gestão de resíduos

Antes da destinação final, todo resíduo precisa ser processado corretamente e a sua caracterização é essencial para determinar as principais características físico-química, biológica, qualitativa e quantitativa da amostra. Esses resultados ajudam na classificação do resíduo e na escolha da melhor destinação.

Sendo assim, a caracterização precisa ser feita por profissionais especializados conforme os procedimentos de coleta, transporte e análises laboratoriais para que possam ser feitos testes específicos. 

O que é classificação de resíduos?

A classificação dos resíduos é feita pela NBR 10.004/04 da ABNT, considerando os riscos potenciais que eles podem causar para a saúde pública e o meio ambiente. Essa categorização envolve a identificação da atividade ou processo que lhe deu origem, além de seus componentes e características e a comparação deles com a lista de substâncias e resíduos que têm impacto conhecido.

Na NBR 1004/04 os resíduos são classificados em: 

 

  • Resíduos Classe I – Perigosos: aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade;
  • Resíduos Classe II A – Não Inertes:podem ter propriedades biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água;
  • Resíduos Classe II B – Inertes: qualquer resíduo que quando em contato o com água destilada ou deionizada, não sofre transformação química, física ou biológica, mantendo-se igual por um longo período de tempo.

Leia também: Atenção aos resíduos inertes é essencial para evitar danos ambientais

 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar