Quais os tipos de logística reversa existentes no Brasil?

logística reversa

A logística reversa no Brasil procura o reaproveitamento dos resíduos, atribuindo vida nova a sedimentos que poderiam contaminar a natureza. Porém, o método só funciona com a ajuda de vários setores, incluindo consumidores, fabricantes e comerciantes. 

Leia também: Entenda como a logística reversa pode ser aplicada na destinação de resíduos eletrônicos

Além disso, a logística reversa tem sido apontada como um mecanismo ecologicamente correto, que impede a degradação do meio ambiente e o excesso de resíduos na natureza. Através dela, os materiais, pós-consumo ou pós-venda, voltam para o ciclo produtivo ou ciclo de negócios. 

Diferente do método tradicional onde o produto sai do fabricante e termina o seu ciclo de vida no consumidor, no processo reverso, a mercadoria após o uso, volta ao produto. Isso acontece através de pontos de coleta, onde os consumidores depositam os resíduos depois de utilizar o produto.

Os principais tipos de logística reversa

logística reversa

Entender os principais tipos de logística reversa no Brasil é o caminho para a empresa lucrar com o sistema, criar um diferencial e se destacar no mercado. Confira os tipos:

  • Logística reversa pós-consumo

A logística pós-consumo é o método mais usado pelas empresas. Esse canal de distribuição baseia-se no retorno de produtos já consumidos ou vencidos para o fabricante. É muito usado no retorno de embalagem descartável, já que o sistema prioriza a reciclagem desse tipo de material. 

Usando esse tipo de logística reversa, as empresas garantem a destinação correta dos resíduos, evitando a poluição ambiental e os danos gerados à saúde das pessoas. 

  • Logística reversa pós-venda

A logística reversa pós-venda está diretamente ligada à devolução de produtos com defeito, de pedido incorreto ou arrependimento de compra, isto é, produtos que não atenderam as expectativas dos clientes. Nesse caso, a empresa recupere o produto e reaproveita em uma nova venda. 

  • Reuso

A logística reversa de reuso é um novo tipo de canal muito usado no Brasil, onde a empresa lucra com a  venda do resíduo. Materiais descartados como móveis, livros, equipamentos eletrônicos e até mesmo carros, são leiloados pelos fabricantes evitando o descarte incorreto.

Leia também: Veja como a economia circular pode ser benéfica para o funcionamento das empresas

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar