Economia verde no Brasil pode gerar empregos diante de crise

Com a pandemia da Covid-19, o cenário econômico de alguns países entrou em crise ou se agravou ainda mais, como é o caso do Brasil. Entretanto, reconstruir um país tão diverso pode ser possível através de alternativas inteligentes, como por exemplo, a Economia Verde.

Leia também: Conheça o curso de formação de consultores ambientais da Trilho Ambiental

A estratégia é voltada para o desenvolvimento sustentável e envolve a geração de empregos, redução na emissão de carbono e, sobretudo, a responsabilidade social. Com isso, uma pesquisa realizada pela WRI Brasil e pela UFRJ aponta que esse modelo seria o mais estratégico para recuperação econômica do país. 

Afinal, como a economia verde no Brasil pode ajudar?

Para se tornar mais inclusivo e competitivo, o Brasil precisaria adotar esse sistema de desenvolvimento. Segundo o estudo citado, a retomada verde além de gerar 2 milhões de empregos, poderia também aumentar o PIB do país, o que é de extrema relevância.

Por meio dos setores de indústria e serviços é que os empregos seriam gerados. Enquanto que na agricultura, a especialização e aumento da tecnologia iriam demandar de uma mão-de-obra mais qualificada. 

Portanto, a chave para uma retomada mais efetiva, de modo que supere a crise atual, é olhar para alternativas inteligentes e sustentáveis. 

Leia também: Lixo 5.0: vamos inovar na produção de resíduos?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar