Saiba o que é a redução de resíduos na fonte geradora

É durante os processos produtivos de uma empresa que os resíduos são gerados. Entretanto, a destinação final desses rejeitos é responsabilidade da corporação e, a redução desse resíduos na fonte geradora, além de causar impactos positivos no meio ambiente, pode ser uma aliada nessa etapa.

Leia também: Aterro zero: conheça os benefícios do método

Diminuir a produção de resíduos na fonte geradora é possível por meio dos processos ecoeficientes. O objetivo é diminuir, dentro das possibilidades, a maior quantidade possível de resíduos no local em que são gerados.

Importância da redução de resíduos na fonte geradora

Para ser eficaz, esse processo deve contar com a alteração da matéria-prima e também com mudanças nos processos geradores. Dessa forma, a redução dos rejeitos conseguiria atingir um nível realmente relevante, promovendo a sustentabilidade.

Portanto, a redução de resíduos na fonte geradora se torna uma alternativa que, apesar de solicitar algumas alterações durante a própria produção, minimiza os impactos ao meio ambiente.

Leia também: Entenda a diferença entre caracterização e classificação de resíduos 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar