Não é segredo para ninguém que os materiais descartados incorretamente são um dos principais causadores de problemas ambientais. Por conta disso, é preciso adotar práticas que ajudem a diminuir essa ação danosa. Dentre as mais eficazes está a reutilização de resíduos, um tipo de procedimento aplicado em itens como os pneus.
Leia também: Economia verde no Brasil pode gerar empregos diante de crise
No caso desses materiais, o processo de reutilização é aplicado principalmente para:
- Produção de asfalto;
- Aplicação em cimenteiras como forma de combustível;
- Utilização na composição de cimento;
- Uso na fabricação de tapetes de automóvel;
- Produção de solado de sapatos;
- Produção de pisos industriais.
Reutilização de resíduos: composição do pneu é fator fundamental para o processo
A reutilização de resíduos é um processo que se deve principalmente às características dos materiais. Quanto mais diversificada for, maiores são as chances de haverem mais aplicações para o produto. No caso dos pneus, as variedades de aplicações se devem à fatores de sua composição, como:
- Borracha natural;
- Borracha sintética;
- Derivados de petróleo;
- Cabos de aço;
- Cordonéis de aço ou náilon;
- Produtos químicos.
Leia também: Conheça o curso de formação de consultores ambientais da Trilho Ambiental
A Inovar Ambiental
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.