Qual o tratamento mais indicado para cada tipo de resíduo?

É importante conhecer os resíduos de uma empresa para que seja escolhido o tratamento mais adequado. Esses tratamentos podem ser físicos, químicos ou biológicos e são as características do resíduos que determinam qual o mais indicado e mais economicamente viável. 

Leia também: Importância do licenciamento ambiental para empresas que tratam resíduos

Com a legislação ambiental mais rigorosa e o aumento da competitividade no mercado, é essencial que a organização conte com o tratamento adequado de resíduos, já que esse processo é parte importante da gestão de resíduos. 

Para descobrir qual o melhor tratamento para o material, deve-se primeiramente classificá-lo conforme a NBR 10004 para saber se são: resíduos perigosos, resíduos inertes ou não inertes, sendo as classificações: Classe I, II A e II B, respectivamente.

Saiba o melhor tratamento para cada tipo de resíduo

No tratamento de resíduos são usadas tecnologias que neutralizam as características negativas presentes em um rejeito. Além disso, essas tecnologias podem transformá-los em um produto que gere uma renda com a produção de matéria prima secundária. 

Essas tecnologias podem ser separadas em três grupos:

  • Tratamento mecânico: processo com ocorrência física dos rejeitos. São exemplo de tratamento mecânico, trituração, quebra, compactação, sedimentação, filtragem, decantação, condensação e evaporação. Os resíduos que podem ter este tipo de tratamento são os inertes e não inertes.
  • Tratamento bioquímico: acontece com a ação de seres vivos (microrganismos) que se alimentam dos restos, quebram as moléculas e as transforma em uma mistura de substâncias. São exemplos de tratamento bioquímico, biodigestão e compostagem. Os resíduos que podem ter este tipo de tratamento são somente os resíduos não inertes
  • Tratamento térmico: os resíduos recebem calor e mudam suas características, devido aos processos físico-químicos que acontecem no processo. Os tratamentos térmicos conhecidos são: incineração, pirólise e plasma. Os resíduos que podem ter este tipo de tratamento são apenas os resíduos perigosos e os inertes.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar