31 3508.1919

Veja quais resíduos podem ser reaproveitados na compostagem

A compostagem é um processo natural e que tem como objetivo transformar materiais orgânicos em fonte de adubo. É por meio desse procedimento que muitos lucros são gerados, afinal, o método envolve sobretudo, eficácia e sustentabilidade. Mas para acontecer, existem os resíduos certos que podem ser reaproveitados na compostagem.

Leia também: Qual o tratamento mais indicado para cada tipo de resíduo?

Os resíduos orgânicos são a matéria prima para o processo de compostagem ocorrer, o que se explica justamente pelas etapas que compõem essa gestão. A compostagem nada mais é do que o reaproveitamento dos restos de alimento, serragem, folhas e estercos, para que futuramente esses restos sejam matéria orgânica. Além disso a compostagem é uma ótima alternativa para reduzir os impactos no meio ambiente, apresentando diversos outros benefícios.

Resíduos reaproveitados na compostagem: entenda como funciona

O processo da compostagem funciona de maneira natural. Entretanto, para isso, é necessário a utilização de algumas matérias primas específicas: os resíduos orgânicos, que se dividem em mais algumas categorias que veremos a seguir:

  • Restos de alimentos: a sobra alimentícia pode ser uma ótima fonte para o processo de compostagem, isso porque esses materiais ao se converterem tem grande possibilidade de apresentar uma grande riqueza em nitrogênio;
  • Folhas: as podas de grama e folhas, assim como os restos de alimentos possuem uma grande concentração de nitrogênio, o que também faz delas grandes matérias primas para a compostagem;
  • Estercos: estercos de boi, galinha e/ou porco quando curtidos também podem servir de matéria para esse processo;
  • Borra de café: por fim, a borra de café é um excelente material para a compostagem, processo excepcional para a redução de danos ao meio ambiente.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar