Saiba quais fatores devem ser avaliados no transporte de resíduos

O transporte de resíduos é um dos processos mais importantes para o tratamento de materiais. Por conta disso, é preciso ter certos cuidados em sua realização, assim evitando que problemas ocorram e causem danos ambientais.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

O primeiro passo é se certificar que os equipamentos específicos serão aplicados no processo. Isso significa adotar maquinário e itens que correspondam às regulamentações vigentes. Além disso, os equipamentos devem apresentar bom estado de conservação, sendo necessário avaliar se não possibilitam o vazamento ou derramamento de resíduos.

Transporte de resíduos: acondicionamento e separação de cargas também são importantes

transporte de resíduos

Além dos equipamentos, duas outras etapas também merecem uma atenção especial. A primeira delas é o acondicionamento. Esse procedimento requer proteção total para os resíduos, assim evitando que os mesmos sofram influência de intempéries e ocorra o vazamento dos materiais durante o trajeto.

Além disso, a separação de cargas também requer um cuidado diferenciado. Isso significa que não é permitido misturar os materiais, uma vez que dificultam a destinação e ainda podem resultar na alteração dos resíduos.

Leia também: Veja quais resíduos podem ser reaproveitados na compostagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar