Ciclo de reciclagem do vidro: entenda o reaproveitamento do material

reciclagem do vidro

O vidro é um material não biodegradável e extremamente perigoso, o que pede um cuidado ainda maior no momento do seu descarte. Todavia, esse resíduo também caracteriza-se como altamente reciclável e, por esse motivo, todas as etapas que sucedem a utilização do material são igualmente importantes, visando estabelecer o ciclo de reciclagem do vidro.

Leia também: Saiba quais fatores devem ser avaliados no transporte de resíduos

Esse material pode ser 100% reaproveitado. Apenas um quilo de vidro, por exemplo, tem o potencial de fazer outro quilo, sem acarretar quaisquer impactos ao meio ambiente. Dessa forma, tal característica, além de benéfica para a natureza proporciona um alto nível de produtividade nos setores de reciclagem.

Passo a passo do ciclo de reciclagem do vidro

reciclagem do vidro

As etapas no tratamento desse resíduo com o objetivo de reciclá-lo são a separação por cor e tipo, higienização e trituração, aquecimento do vidro e, por último, a moldagem do material no formato desejado. Contudo, até chegar nessas fases é muito importante considerar o descarte desse material, já que este não deve ser descartado no lixo comum.

Leia também: Veja quais resíduos podem ser reaproveitados na compostagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar