31 3508.1919

O que é um biodigestor e quais são os tipos?

A biodigestão é um processo que tem como objetivo tornar mais rápida e eficaz a decomposição de materiais orgânicos, fazendo isto com a ausência do oxigênio. Todavia, só é possível realizar a atividade por meio de um biodigestor, equipamento fundamental para apresentar resultados durante o processo. 

Esse equipamento, além de tornar a biodigestão mais eficaz, apresenta alguns benefícios na gestão dos resíduos orgânicos. Entre eles, é possível citar a produção de fertilizantes, o reaproveitamento dos resíduos orgânicos e, por fim, a geração de biogás. 

Leia também: Entenda a diferença entre caracterização e classificação de resíduos 

A categoria de resíduos no processo de biodigestão não se restringe apenas a de produção vegetal. É possível que os resíduos de produção animal, de atividades humanas e resíduos industriais também participem desse procedimento.

Biodigestor: quais são os tipos?

Um biodigestor possui características específicas para que os procedimentos possam acontecer. Além de ser um equipamento fechado, a máquina não conta com a presença de oxigênio, sendo necessária a fermentação dos resíduos. Já a classificação dos biodigestores, esta pode variar conforme sua forma estrutural ou periodicidade. Dessa forma, de acordo com a necessidade de cada processo, um biodigestor pode ser descontínuo ou semi-contínuo.

Leia também: Entenda como a fotografia durante a coleta de resíduos ajuda no processo de gestão

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar