Entenda o que é SASSMAQ e quais os seus benefícios

SASSMAQ

A sigla SASSMAQ significa Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. Dessa forma, tal estrutura tem como objetivo avaliar o desempenho das empresas que transportam resíduos e produtos químicos, haja vista o grande potencial danoso dessas substâncias para os indivíduos e para a natureza.

Leia também: Resíduos radioativos: o que diz a legislação a respeito deles

Assim como os resíduos químicos, os produtos dessa categoria são substâncias perigosas. Ao entrar em contato com a natureza ou ao interagir com outros elementos, esses materiais podem causar diversos danos. Dessa forma, tratá-los da maneira adequada e com responsabilidade é tarefa fundamental. 

Pensando nisso, para assegurar ainda mais a proteção durante esses procedimentos, foi criado o SASSMAQ. Idealizado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas, o sistema é dividido em 5 módulos, que vão desde estação de limpeza até terminais de armazenagem de granéis líquidos.

Benefícios do SASSMAQ 

SASSMAQ

Os benefícios do Sistema são a redução do número de acidentes durante o trabalho, evitando penalizações e demais problemas. Além disso, a adoção do Sistema pode colaborar na redução de custos, apresentando diversas vantagens para o meio ambiente.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar