31 3508.1919

Entenda a relação entre acordo setorial e logística reversa

A logística reversa é o nome dado ao processo que gerencia os produtos no final do seu ciclo de uso, buscando minimizar os impactos ambientais. Para tanto, a iniciativa precisa estar alinhada à legislação, trabalhando lado a lado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, por fim, a um acordo setorial.

Em primeiro momento, a PNRS define o conceito de acordo setorial como o ato contratual entre todos os responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos. Dessa forma, estão inclusos neste ato o poder público, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

Leia também: Economia circular tem importante papel na gestão de resíduos

Tendo isso em vista, a implantação da logística reversa acontece por meio de um Comitê comandado pelo Ministério do Meio Ambiente. Após a realização de diversos estudos conduzidos pelo órgão, o Comitê Orientador organiza um edital para o acordo setorial, buscando reunir as ações cabíveis, para que a logística reversa aconteça, envolvendo aspectos técnicos e financeiros, estabelecendo um acordo entre as partes.

Importância do acordo setorial para o sucesso do procedimento

Aliado ao conceito de economia circular, o acordo setorial tem um papel fundamental para viabilizar um sistema produtivo mais sustentável. Afinal, por meio deste contrato todas as ideias e objetivos são firmados de modo mais burocrático e, consequentemente, mais responsável.

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar