31 3508.1919

Ao serem despejados de modo irregular, resíduos químicos acabam causando graves impactos na vida aquática

resíduos químicos

Os resíduos químicos se caracterizam principalmente por possuírem propriedades perigosas, o que por sua vez os tornam agentes que trazem riscos para a saúde pública e para o meio ambiente. Caso sejam despejados incorretamente, os materiais causam problemas em diferentes locais, como solo, redes de esgoto e rios. 

Leia também: Saiba como o tratamento de resíduos concebe crédito de Cofins

No caso do último ambiente citado, o impacto pode se dar das mais diversas maneiras, uma vez que os resíduos agem de modo diferenciado. Isso se deve ao fato de serem divididos em três grupos, sendo eles: os agentes redutores, agentes eutrofizantes e compostos tóxicos seletivos recalcitrantes.

O primeiro grupo possui como principal característica a capacidade de reduzir as taxas de oxigênio. Isso ocorre quando são lançados na água, fazendo assim com que os materiais sejam combinados com o oxigênio dissolvido. Devido a essa reação, a vida aquática fica comprometida, podendo resultar na morte de muitos seres que ali vivem.

Como agem os outros grupos de resíduos químicos?

resíduo químico

No caso dos agentes eutrofizantes, cabe ressaltar que os mesmos podem ser utilizados para enriquecer a vida aquática, embora seja necessário haver cuidado com o excesso. Isso se deve à proliferação em excesso de micro-organismos, que por sua vez são responsáveis por utilizar o gás carbônico para realizar a eutrofização. O processo impede que a radiação solar chegue ao ambiente aquático, prejudicando o ecossistema do local.

Já os compostos tóxicos seletivos recalcitrantes agem no pH da água, interferindo em suas características, podendo torná-la mais ácida ou básica. Por conta desse desequilíbrio, a vida dos animais é afetada drasticamente, uma vez que estão acostumados a determinado tipo de situação.

Leia também: Confira as Obrigações Ambientais de fevereiro de 2021

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar