31 3508.1919

Do que se trata o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos?

A preservação do meio ambiente é uma pauta super-relevante, haja vista o alto índice de poluição atmosférica, geração de lixo e, por fim, o mau uso dos recursos naturais. Dessa forma, a criação de alternativas para driblar esse contexto tem se tornado recorrente, como é o caso do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que foca em minimizar os impactos da produção industrial.

Leia também: Saiba por que é necessário investir no tratamento de resíduos líquidos

Antes de mais nada, é preciso entender, sem rodeios, o que é a gestão de resíduos. Tal procedimento envolve a análise dos materiais gerados durante os processos industriais, visando classificá-los nas categorias adequadas e, posteriormente, destiná-los a processos responsáveis, como a reciclagem e o coprocessamento. 

Nesse sentido, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos aparece como uma ferramenta de auxílio para essa etapa. O documento tem como objetivo organizar todos os detalhes para o tratamento de resíduos. Logo, questões como a logística se destacam, dando ênfase para o transporte de rejeitos ao longo dos procedimentos.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e a legislação

A elaboração do documento é de responsabilidade municipal e estadual, seguindo, sobretudo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Portanto, o processo se apresenta como uma forma de colocar em prática as disposições dessa lei, priorizando o meio ambiente e a responsabilidade com o planeta.

Leia também: Saiba como o tratamento de resíduos concebe crédito de Cofins

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar