A transformação digital na gestão de resíduos diz respeito à automatização de processos com a possibilidade de torná-los mais transparentes quanto ao ciclo de vida dos resíduos. Acredita-se que essa seja uma estratégia essencial para a sustentabilidade no Planeta, uma vez que esse é um movimento global de empresas que sabem que as ações direcionadas à preservação são necessárias para a manutenção da vida na Terra.
Leia também: Coleta e transporte de resíduos da construção civil: veja a importância do serviço
Negócios inteligentes e resilientes usam a informação como vantagem, assim como a tecnologia como ferramenta impulsionadora. Essa informação em conjunto com a tecnologia melhora a experiência do cliente, inclusive dos processos, garantindo insights e soluções práticas para a resolução de problemas.
Dessa forma, uma gestão eficiente de riscos por meio de evidências e da transformação digital garante uma experiência operacional, que sempre coloca a empresa em vantagem competitiva.
Transformação digital: saiba funcionalidades que automatizam processos manuais
- Gestão e otimização de rotas
A roteirização das coletas é, sem dúvida, um dos processos mais complicados da logística de transportes de resíduos. As empresas que fazem essa tarefa manualmente gastam muito tempo e o risco de erros é grande. Com um software especializado, essa tarefa é feita em poucos segundos e o sistema identifica o caminho mais rápido e econômico.
- Acompanhamento das coletas em tempo real
Por meio do software, o gestor confirma se a equipe está cumprindo com a sua rota e já verifica os resíduos que foram coletados em cada cliente. Ao sinal de qualquer problema na coleta, ações poderão ser tomadas para evitar a perda da visita no cliente.
- Registro digital de coletas
No hora da coleta, o motorista registra resíduos coletados por meio de um aplicativo. Essa função elimina possíveis erros, o uso do papel que precisa ser digitado posteriormente e automatiza a confirmação das coletas com assinatura e fotos do cliente em tempo real.
- Emissão de MTR e Ficha de emergência
Um software de gestão de resíduos deve ter a funcionalidade de gerar, automaticamente, os documentos obrigatórios para o transporte de resíduos. O MTR e a Ficha de emergência são documentos que precisam acompanhar a carga durante todo o trajeto, especialmente no caso de resíduos perigosos.
- Controle para faturamento
Conforme as coletas vão sendo conferidas no sistema, é possível criar um relatório para fazer o faturamento do cliente. O sistema analisa os dados do contrato e verifica se houve geração de resíduo excedente. Por meio de um link, é emitido um relatório com o valor total a ser faturado.
Leia também: Obrigações legais ambientais de Março de 2021
A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.
Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.