31 3508.1919

Conheça os benefícios do tratamento de efluentes offsite para as indústrias químicas

tratamento de efluentes

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a indústria química é a responsável por um décimo do PIB brasileiro, além de ser a sexta maior do mundo. Contudo, o uso de matérias-primas orgânicas e inorgânicas para a fabricação de insumos exige uma atenção especial quanto a gestão e o tratamento de efluentes, evitando prejuízos, desperdícios e aumentando a preocupação com o impacto ambiental.

Leia também: Conheça os benefícios de investir no tratamento de efluentes industriais

A terceirização do tratamento de efluentes pode acontecer por um processo offsite, no qual os resíduos são direcionados para centrais de tratamento especializadas, diminuindo a dedicação de recursos humanos e financeiros para gestão, diminuindo as responsabilidades do gerador e incluindo mais segurança, agilidade e eficiência ao cumprir requisitos legais.

O processo offsite pode receber inúmeros tipos de resíduos, como: 

  • Águas residuárias e de lavagem de equipamentos em geral;
  • Com características ácidas, alcalinas, contaminados com metais, etc;
  • Chorume de aterro classe 2.
  • Gerados na produção de alimentos, bebidas, condimentos, aromas, etc;
  • Lama de perfuração de obras;
  • Lodo líquido de ETE’s biológica e STAR’s;
  • Pós-tratamento físico-químico;
  • Produzidos nos processos de fabricação de cosméticos;
  • Proveniente de limpeza de caixa de gordura industrial e restaurante;
  • Sanitários armazenados em tanques, fossas sépticas e sumidouros.

3 benefícios do tratamento de efluentes offsite para as indústrias químicas

tratamento de efluentes

O tratamento de efluentes offsite pode favorecer desde a performance operacional até a diminuição de custos. Entre os principais, estão:

 

  • Atendimento à legislação

 

A corresponsabilidade ambiental pela geração de encargos ambientais é evitada através da garantia de uma empresa que trabalha apenas para isso. Dessa forma, é possível monitorar os processos e saber se os resíduos foram descartados corretamente de acordo com a legislação vigente.

 

  • Apoio ao monitoramento e documentações

 

Todo o trâmite de documentos relacionados à movimentação de resíduos e tratamento de efluentes offsite é apoiada pela empresa terceirizada. 

 

  • Gestão eficiente e aumento da performance operacional

 

Como a maioria dos riscos operacionais são evitados, é mais fácil focar totalmente no objetivo principal do negócio. A empresa geradora pode, por exemplo, direcionar os recursos financeiros e humanos para aumentar a performance gerencial e operacional de suas atividades. 

Leia também: Entenda o que é a Licença Ambiental Simplificada (LAS)

 A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar