31 3508.1919

O que é lixiviação e solubilização de resíduos sólidos?

Lixiviação de resíduos sólidos se refere a capacidade de transferência de substâncias inorgânicas e orgânicas presentes em sua composição, através de dissolução, no meio extrator. Já a solubilização de resíduos sólidos é o processo que tem o intuito de diluir substâncias presentes neles, por meio de lavagem em meio aquoso. 

Leia também: Do que se trata o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos?

Os resíduos são classificados, normalmente, de acordo com o comportamento do rejeito em contato com o solvente. Por isso, a lixiviação é um processo muito usado para diagnosticar o quanto desse material será transferido para o meio ambiente.

Para fazer essa análise, utilizam-se ensaios de lixiviação para avaliar ou determinar a estabilidade química dos resíduos, permitindo averiguar o grau de imobilização de contaminantes.

Qual a importância da lixiviação e solubilização de resíduos sólidos?

resíduos sólidos

De maneira geral, a lixiviação e a solubilização ajudam no processo de classificação dos resíduos sólidos. 

Essa classificação é necessária e importante, porque a partir da separação é possível entender que tipo de riscos os resíduos oferecem para a natureza e a saúde da população. Além disso, esses processos são usados para descobrir o melhor método de gerenciamento e destinação dos resíduos sólidos. 

Quando eles não acontecem da maneira correta, podem causar sérios danos, como a morte de animais terrestres e aquáticos, pela disposição dos resíduos em locais incorretos. 

Leia também: Economia circular tem importante papel na gestão de resíduos

 A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar