31 3508.1919

Entenda a importância da pesagem de resíduos

A pesagem de resíduos é essencial no processo de gerenciamento, uma vez que fornece indicadores que ajudam a observar possibilidades de diminuir custos por meio de sistemas de reciclagem e segregação na fonte. Além disso, auxiliam na criação de estratégias para diminuir a geração, avaliação do tipo de tratamento e os espaços físicos para manejo, coleta e transporte. 

Leia também: Conheça as diferenças entre os processos de reciclagem

Resumidamente, com a pesagem é possível monitorar o sistema de gestão ambiental das empresas, avaliar os problemas de manejo dos resíduos, promover programas de educação ambiental para diminuição da geração de resíduos, minimizar riscos à saúde pública e controlar os impactos ambientais. 

Como é realizada a pesagem de resíduos?

A pesagem de resíduos consiste no cálculo da quantidade de resíduos gerados por uma determinada empresa. Tecnicamente, a precisão da pesagem é estabelecida pela diferença entre o valor da massa indicada e o seu real valor. Ela é feita em balanças analíticas ou por meio de estimativa do dimensionamento dos dispositivos de coleta e armazenamento dos resíduos. Essa técnica de pesagem baseada no volume de resíduos coletados é chamada de “cubagem”. 

No processo de “cubagem”, é preciso usar um recipiente padrão como uma caçamba, por exemplo, com capacidade conhecida, onde deve ser depositado todo o resíduo recolhido. Dessa forma, a quantidade de resíduos gerados, ou seja, o peso é determinado quando a capacidade do recipiente é atingida. 

Leia também: Entenda o que é a viabilidade dos projetos de redução de resíduos

 A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar