31 3508.1919

Gestão de resíduos sólidos é uma atividade promissora para a transformação do futuro

gestão de resíduos sólidos

As discussões sobre a preservação do planeta terra envolvem também o destino de resíduos gerados pela atividade humana. Tendo isso em vista, a gestão de resíduos, sejam sólidos, líquidos ou químicos, é considerada favorável para um desenvolvimento mais sustentável, uma vez que as consequências dessa atividade – quando realizada de forma responsável – incluem a redução do volume desses produtos.

Leia também: O que significa transformação digital na gestão de resíduos?

Em primeiro momento, é de grande importância que o tratamento das substâncias siga os critérios pontuados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa legislação orienta as empresas que trabalham com a gestão dos produtos a realizarem a destinação correta dos materiais, trazendo, com isso, alternativas para o setor econômico, como inovações para a coleta seletiva. Dessa forma, indiretamente, incentiva-se o desenvolvimento de descobertas e invenções mais sustentáveis, para o cumprimento da PNRS.

No atual contexto, essa atividade atua com muito engajamento em questões de responsabilidade socioambientais, ainda mais se forem levantados aspectos tecnológicos e as novas possibilidades para o setor. Todavia, para conseguir resultados maiores é preciso de forte incentivo do Estado brasileiro, fortalecendo, portanto, o compromisso com o meio ambiente.

Gestão de resíduos sólidos e as soluções para o pequeno gerador

gestão de resíduos sólidos

Além disso, também é necessário analisar a gestão de resíduos sólidos em pequena escala. Um grande impasse para alcançar o desenvolvimento sustentável envolve o descarte inadequado dessas substâncias partindo de pequenos geradores, que representam a maioria dos negócios do País. Para isso, a Inovar Ambiental trabalha com soluções para essas empresas que tanto contribuem para o desenvolvimento nacional, entendendo as necessidades de cada uma delas e propondo orçamentos que cabem nos seus, respectivos, bolsos. 

Leia também: Entenda a relação entre acordo setorial e logística reversa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar