31 3508.1919

Coleta comum, seletiva e industrial: saiba um pouco mais sobre cada uma delas

A coleta de resíduos é muito importante para que o País execute práticas mais sustentáveis e cuide melhor do meio ambiente. Dessa maneira, é muito comum vermos propagandas incentivando cada vez mais o despejo correto dos resíduos. Assim, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2018, o brasileiro produziu cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos. Dessa forma, 92% desses despojos foram coletados, apenas 59,5% tiveram a destinação correta. 

Leia também: Gestão de resíduos sólidos é uma atividade promissora para a transformação do futuro

Conheça os tipos da coleta de resíduos sólidos

Ao todo, existem três formas de coleta de resíduos sólidos. São eles: coleta comum, coleta seletiva e coleta informal. 

Coleta comum: esse tipo de coleta é caracterizado por aquele que recolhe todo e qualquer resíduo orgânico e inorgânico de pequeno tamanho. Essa coleta é realizada, e cada município faz a destinação correta através das leis. 

Coleta seletiva: essa maneira é caracterizada por ser muito semelhante a anterior. No entanto, só é realizada para produtos inorgânicos, com capacidade de reciclagem. 

Coleta informal: essa forma de coleta é definida por ser realizada por catadores nos containers ou nos aterros sanitários das cidades. Esse tipo de coleta é exclusivamente favorável à reciclagem. 

Coleta para resíduos industriais: diferentemente das outras categorias citadas, a coleta de resíduos industriais deve ter infraestrutura mais complexa, visto que pode possuir materiais perigosos e de volume muito maior. Com isso, deve contar com frotas especiais e profissionais com capacitação técnica para coletar e manusear esses elementos.

Leia também: O que significa transformação digital na gestão de resíduos?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar