31 3508.1919

O que determina se um resíduo é perigoso ou não? Confira para conhecer exemplos

resíduo perigoso

São diversos os tipos de resíduos que são produzidos diariamente. No entanto, para sua destinação ser correta, eles têm de ser separados, não correndo o risco de contaminar o meio ambiente. No Brasil, é seguida a classificação NBR 10004. Classificação de Resíduos Sólidos, que segue o critério de potencialidade de riscos ao meio ambiente. 

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Assim, eles exigem um tratamento e disposição diferentes, por suas capacidades de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras. 

Leia também: Pilhas e baterias descartados precisam de gerenciamento especial; entenda

Quais são os resíduos perigosos?

resíduo perigoso

São considerados diversos os resíduos perigosos e muitos deles, entramos em contato em nosso dia a dia. Portanto, é extremamente necessário que o descarte desse tipo de resíduo seja feito corretamente. 

Como exemplo, pode-se citar restos de tinta (por serem inflamáveis e podendo ser tóxicas), material hospitalar (patogênicos, que contém material genético de outra pessoa, podendo contaminar), produtos químicos (podendo ser tóxicos, reativos e corrosivos), produtos radioativos, lâmpadas fluorescente (contém mercúrio em sua composição) e pilhas e baterias (contêm metais pesados em sua fórmula).

Leia também: Resíduos eletrônicos precisam de destinação correta: veja como fazer o seu papel

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar