31 3508.1919

A destinação final correta de resíduos químicos é essencial para efetuar práticas sustentáveis na sua empresa

destinação final correta de resíduos químicos

Nocivos à natureza e à saúde, os resíduos químicos de empresas e indústrias, quando não tratados da maneira correta, tornam-se um grande problema para o planeta. Assim, a Inovar Ambiental acredita que o gerenciamento correto de resíduos químicos não deve levar só em conta os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Dessa maneira, riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho. Com isso, a destinação correta dos resíduos químicos é essencial para a sua empresa executar práticas sustentáveis. 

Leia também: O que determina se um resíduo é perigoso ou não? Confira para conhecer exemplos

O que é um resíduo químico? 

destinação final correta de resíduos químicos

Segundo a resolução nº 358 de 2005 do Conama, todo material que tenha alguma característica de periculosidade quando não submetido ao processo de reutilização ou reciclagem é considerado um resíduo químico. Dessa forma, podem causar risco à saúde ou ao meio ambiente. São características de produtos químicos: inflamabilidade, corrosividade, reatividade ou toxicidade. 

Assim, produtos hormonais, antimicrobianos, citostáticos, imunossupressores, digitálicos e  imunomoduladores, são considerados produtos químicos. Além disso, resíduos saneantes, desinfetantes, materiais contendo metais pesados e reagentes para laboratório também são considerados resíduos químicos. 

Leia também: Pilhas e baterias descartados precisam de gerenciamento especial; entenda

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar