31 3508.1919

Conheça a Lei 18.031 que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos

Instituída no dia 12 de janeiro de 2009, a Lei nº 18.031 é quem dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos no Estado de Minas Gerais. Ela tem como princípios a educação ambiental, os recursos hídricos, o saneamento básico, a saúde, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento urbano, além de promover a inclusão social no estado. 

Leia também: Conheça o SNUC e quais são suas obrigações

Confira quais são os objetivos da Lei nº 18.031

Resíduos Sólidos

Entre os objetivos da Lei está a geração de benefícios sociais, econômicos e ambientais. Confira abaixo os demais:

  • Estimular a gestão de resíduos sólidos no território do Estado, de forma a incentivar, fomentar e valorizar a não-geração, a redução, a reutilização, o reaproveitamento, a reciclagem, a geração de energia, o tratamento e a disposição final adequada dos resíduos sólidos;
  • Proteger e melhorar a qualidade do meio ambiente e preservar a saúde pública;
  • Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de sua participação na gestão de resíduos sólidos;
  • Estimular soluções intermunicipais e regionais para a gestão integrada dos resíduos sólidos;
  • Estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e processos ambientalmente adequados para a gestão dos resíduos sólidos.

Leia também: Classificação de resíduos sólidos evita ocorrências de tratamentos negligentes e danos ambientais

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar