31 3508.1919

Lixo industrial: como o setor deve descartar os seus resíduos?

lixo industrial

A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutido, por conta da necessidade crescente da preservação do meio ambiente. Um dos grandes inimigos da natureza é o lixo descartado incorretamente. Mas além do doméstico, existe outro que corresponde à boa fração do todo: o lixo industrial.

Com mais de 300 mil indústrias, o Brasil é um dos países que mais gera resíduos industriais no planeta. Estes precisam de gerenciamento correto pois, caso contrário, podem causar impactos ambientais ou até mesmo danos na saúde pública. Os lixos e resíduos gerados por cada indústria são diferentes entre si e necessitam de tratamentos especiais.

Aprenda a maneira correta de gerenciar o lixo industrial

lixo industrial

Em agosto de 2010 foi instituída na lei a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. Ela foi responsável por trazer ao país uma série de inovações dentro do setor. 

Mas, infelizmente, o descarte de resíduos líquidos é feito pela grande maioria nos rios e mares. Os resíduos gasosos, muitas vezes, são liberados livremente pelas chaminés, e os sólidos são amontoados em depósitos e vão parar em aterros sanitários ou oceanos. 

O método mais correto, tanto institucionalmente quanto eticamente, de lidar com o lixo e resíduo industrial, é contratar uma gerenciadora. A parceria, além de ajudar o meio ambiente, coloca em prática o processo de descarte, garantindo que o material tenha uma destinação final ecologicamente correta.  A Inovar Ambiental, que possui uma ampla especialização na prestação desse serviço, é uma ótima solução para a sua empresa! 

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar