Descubra os impactos de realizar incorretamente a despressurização de aerossóis

despressurização de aerossóis

As embalagens de aerossóis estão fortemente presentes em nosso cotidiano, elas podem ser encontradas em desodorantes, inseticidas, medicamentos, produtos de limpeza, álcool e muitos outros produtos. Mas o que muitos não sabem, é que realizar a despressurização de aerossóis é essencial para a saúde do planeta. 

Estas embalagens necessitam de um cuidado especial após o uso, pois muitas vezes sobram restos de gases tóxicos ou inflamáveis que são nocivos tanto para os seres humanos quanto para o meio ambiente. 

Por conta disso, esse material precisa passar por um processo chamado despressurização. Esta ação deve ser feita em um ambiente rigorosamente controlado em que os gases e sobras são captados, para o seu posterior descarte de forma ambientalmente adequada. 

Leia também: Comissões debatem em nova audiência sobre o PL da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021)

Os perigos da realização incorreta da despressurização de aerossóis

despressurização de aerossóis

O manuseio e o descarte incorretos das embalagens de aerossóis podem causar além de contaminações no solo e nos lençóis freáticos, incêndios e explosões. Mas, pode causar também a contaminação e intoxicação dos seres humanos. Isto ocorre a partir do contato direto com os produtos químicos armazenados como remédios, inseticidas, desodorantes e pelo consumo de água e/ou alimentos contaminados. Ou até mesmo por patologias associadas ao armazenamento incorreto destes produtos.

Sendo assim, é de extrema importância que empresas especializadas em gerenciamento de resíduos, que possuam equipamentos adequados e licenciamento ambiental, tratem destas embalagens. A Inovar Ambiental realiza este trabalho específico em parceria com a ProLab Ambiental e garante uma infraestrutura completa para garantir o melhor em desempenho e resultados. 

Leia também: Obrigações Legais Ambientais: novos limites máximos de emissão de poluentes para indústrias

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar