31 3508.1919

Sistema Fotovoltaico: o que é e quais são os seus benefícios?

sistema fotovoltaico

O sistema fotovoltaico é um sistema que gera energia renovável e limpa, proveniente da irradiação do Sol. Portanto, ele capta os raios solares e os transforma em eletricidade. De simples uso, ele é composto apenas por 4 itens: um painel solar, um inversor interativo, a bateria e o controlador de carga. 

De fácil manutenção e em linha com os conceitos de sustentabilidade, o sistema fotovoltaico traz inúmeros benefícios às indústrias, empresas, residências e prédios que o adotam. 

Uma importante característica é que o Brasil tem um grande potencial para a geração de energia solar, afinal, em boa parte do ano o sol brilha consideravelmente forte. Segundo uma pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2030, cerca de 10% da produção nacional de energia virá da energia solar.

Portanto, investir nesse sistema poderá gerar diversos frutos!

Leia também: Quais são as vantagens da reciclagem de resíduos? Confira!

5 Benefícios do Sistema Fotovoltaico

sistema fotovoltaico

  • Energia sustentável e renovável

A radiação solar é um fenômeno não poluente e tem a grande vantagem de ser inesgotável. Além disso, a produção dos itens que compõem o sistema fotovoltaico envolve processos industriais controlados, que não poluem ou causam danos ao meio ambiente. E, como não existem motores no sistema, ele também não produz poluição sonora! Portanto, é considerado sustentável. 

  • Baixa manutenção

Como a tecnologia deste sistema é simples, a necessidade de manutenção é quase mínima. A duração da vida útil dos componentes é longa e, portanto, não exige troca e pode ser bastante conservada. 

  • Redução de custos

Um dos grandes benefícios proporcionados pela aplicação dessa fonte de energia é a redução de custos. Afinal, sem a necessidade da manutenção constante e sendo uma fonte de energia renovável, o sistema fotovoltaico traz bastante desconto às contas de luz! 

  • Sistemas isolados

É uma excelente opção de fonte de energia para lugares remotos ou distantes, pois para funcionamento, o sistema fotovoltaico exige apenas a luz solar, presente em todos os territórios brasileiros!

  • Está presente na Inovar Ambiental!

A Inovar Ambiental, sempre em busca de aperfeiçoar os serviços e adequá-los às práticas da sustentabilidade, está implantando o sistema fotovoltaico na unidade! Dessa forma, seremos capazes de gerar energia sem poluir o meio ambiente, garantindo mais qualidade de vida à todos! 

Leia também: Você sabe o que é uma balança rodoviária? Vem entender!

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  siteFacebook e Instagram.

× Fale com a Inovar