31 3508.1919

Do que se trata a sigla ESG e como ela pode ajudar sua empresa?

A sigla ESG, em português, significa Ambiental, Social e Governança. Estes pontos se referem a fatores ambientais, sociais e administrativos que uma empresa deve estar atenta. Estes princípios são comumente utilizados por analistas e investidores, para avaliar organizações. 

Assim, cada letra possui um significado e é destinada a uma vertente, sendo: 

E – Environmental (Ambiental)

Destinada ao meio ambiente, orienta a empresa quanto às preocupações com os seus impactos ambientais e as questões ecológicas. Dentre os principais pontos, estão: emissão de gás poluente, eficiência energética, aquecimento global, descarte do lixo, entre outros.

S – Social 

Refere-se à relação e aos direitos dos colaboradores e associados. Os princípios trabalhados, são: respeito aos direitos humanos, segurança do trabalho, igualdade de gênero, seguimento das leis trabalhistas, entre outros. 

G – Governance (Governança)

Esta letra corresponde à administração da empresa e orienta quanto à transparência de dados, conduta corporativa, remuneração justa, combate a corrupção, ética, entre outros. 

Leia também: Veja como funciona o Sistema de Gestão Ambiental

Como adotar o ESG na sua empresa?

A sigla orienta as empresas sobre as mudanças necessárias no tratamento do meio ambiente e da sociedade. Portanto, deve contribuir com a sustentabilidade e a saúde física e mental dos colaboradores. As iniciativas podem ser destinadas ao engajamento de acionistas e trabalhadores, pois é importante estar atento às políticas dos investidores e que toda instituição se empenhe em mudar o cenário.

Contudo, uma das prioridades é praticar a sustentabilidade, pois uma empresa sustentável é bem vista e faz a diferença. Além disso, a organização irá atuar em busca de um bem maior e tomará consciência das vantagens não apenas estratégicas de ser ecologicamente correto. 

É importante que a empresa esteja em conformidade com as legislações ambientais e possua certificações que demonstram responsabilidade socioambiental. A gestão e o tratamento de resíduos são formas eficientes de cuidar do meio ambiente e agir em prol da sociedade! 

Leia também: Descarte incorreto de resíduos líquidos é crime ambiental; entenda

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar