31 3508.1919

O que é blendagem para coprocessamento e quais os seus benefícios?

A blendagem para coprocessamento é um processo de tratamento de resíduos líquidos ou sólidos. Os materiais, depois de triturados e misturados, formam o blend, substância com alta capacidade calorífica. Por esta característica, é utilizada como combustível alternativo em fornos de produção de cimento.

Os resíduos que podem passar pela blendagem são: substâncias oleosas, catalisadores usados, tortas de filtro, resinas, colas, látex, pneus, borrachas, plásticos, tintas, solventes, lodos (de ETEs), refratários, papel, entre outros. O reaproveitamento é viável para quase todos os resíduos industriais, exceto materiais radioativos, explosivos, pesticidas e resíduos de serviço de saúde (RSS). 

Os blends auxiliam na destinação ambientalmente correta e segura dos resíduos. O processo impede os riscos de contaminação e não gera passivos, pois transforma de forma integral os materiais. Sendo assim, minimiza os impactos ambientais, pois evita que os resíduos sejam depositados em locais indevidos. 

Leia também: Conheça o Planares, plano que visa encerrar os lixões até 2024

Confira mais algumas vantagens da blendagem para coprocessamento

A blendagem para coprocessamento gera benefícios ambientais, operacionais, energéticos, financeiros e sociais. O blend contribui efetivamente para a redução de danos ambientais, visto que, por exemplo, diminui o uso de combustíveis fósseis. Além disso, colabora com:

  1. Preservação de recursos naturais não renováveis;
  2. Geração de emprego e renda;
  3. Otimização da gestão dos resíduos sólidos e líquidos;
  4. Eliminação total dos resíduos;
  5. Redução do espaço de armazenamento.

A Inovar Ambiental, a fim de agregar estas vantagens para todos os parceiros, possui a possibilidade da blendagem para o coprocessamento. Todo procedimento é guiado pelo foco na sustentabilidade e dentro dos parâmetros impostos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por se tratar de destruição térmica. 

Leia também: Decreto nº11.044 cria Certificado de Crédito de Reciclagem – Recicla+

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso  site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar