31 3508.1919

Você sabe o que é o SNUC e os seus principais objetivos?

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de diretrizes e normas oficiais. Foi instituído pela Lei nº 9.985, de julho de 2000, e tem como objetivo possibilitar que as esferas governamentais (federais, estaduais e municipais), junto com a iniciativa privada, criem, implementem e gerenciem as unidades de conservação. 

Dessa forma, são 12 categorias controladas pelo sistema. Entre elas, as de maior relevância são as: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Com isso, elas contam com objetivos diferentes e específicos, que visam a proteção do meio ambiente. 

Leia também: Despressurização de aerossóis – Entenda os malefícios de realizar o serviço incorretamente

Confira os principais objetivos do SNUC

De acordo com o artigo quarto da Lei 9.985 de 2000, entre os principais objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação estão: 

  • Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais; 
  • Contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional;
  • Proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;
  • Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura, promovendo-as social e economicamente; 
  • Proteger as características relevantes de natureza geológica, morfológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural. 

Leia também: Confira como realizar o armazenamento de resíduos corretamente em sua empresa

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar