31 3508.1919

Confira como deve ser realizado o descarte correto de pilhas e baterias

Pilhas e baterias são produtos que viram resíduos perigosos quando sua vida útil acaba. Dessa maneira, elas têm de ser descartadas em coletores específicos e tratadas de maneira especial, visando mitigar os problemas ao meio ambiente e à saúde humana. 

A saber, após serem coletadas e transportadas, elas são trituradas, com exceção das pilhas de lítio recarregáveis, íon lítio e zinco-ar. Após o processo, são submetidas a um processo químico, no qual são recuperados sais e óxidos metálicos. 

Dessa forma, eles são usados como matéria-prima em processos industriais na forma de corantes e pigmentos. Assim, são colocados em um forno industrial para separação do zinco. 

Leia também: Coprocessamento é ótimo aliado para a preservação dos recursos naturais – Veja

Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas por ano, segundo Abinee 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), nosso país produz cerca de 800 milhões de pilhas por ano. Sendo assim, o descarte incorreto desse material pode contaminar o solo e trazer malefícios ao meio ambiente. Na pilha, cinco metais pesados fazem parte do problema: mercúrio, cádmio, chumbo e manganês.

Leia também: Confira como o descarte incorreto de resíduos eletroeletrônicos impacta o meio ambiente e a saúde humana

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar