31 3508.1919

Veja como a sua empresa pode cuidar dos passivos ambientais gerados

A resolução de passivos ambientais conta com um papel fundamental na redução das obrigações ambientais de uma empresa. Sendo assim, a prática visa revitalizar áreas degradadas e contaminadas, proporcionando uma segunda chance ao ambiente.

A saber, existem diversas técnicas e métodos disponíveis para lidar com resíduos tóxicos, solos contaminados, águas subterrâneas poluídas e outros desafios ambientais. No entanto, o tratamento de passivos ambientais está sujeito a regulamentações rigorosas devido à natureza prejudicial desses resíduos específicos. 

Dessa forma, ao restaurar a saúde das áreas previamente poluídas, a resolução de passivos ambientais não apenas reduz o impacto ambiental negativo, mas também agrega valor à propriedade e contribui para a preservação da reputação da empresa.

Leia também: A Inovar Ambiental pode ajudar na gestão residual da sua empresa têxtil; veja

Confira alguma das técnicas que seu empreendimento pode utilizar para realizar a resolução de passivos ambientais 

As técnicas utilizadas para descontaminar as áreas poluídas têm como objetivo principal reduzir ou eliminar completamente a presença de resíduos tóxicos a níveis considerados seguros.

A saber, as abordagens para a resolução de passivos ambientais podem ser classificadas em dois tipos principais:

  • Contenção: envolve a remoção e o isolamento da fonte de contaminação ou a interrupção do caminho pelo qual os agentes contaminantes se espalham; 
  • Tratamento: baseia-se em processos que visam a remoção, estabilização ou destruição dos poluentes. Dentro da categoria de tratamento, distinguem-se duas abordagens:
    • In-situ: o material contaminado é tratado diretamente no local onde está localizado.
    • Ex-situ: envolve a remoção dos solos contaminados ou o bombeamento de águas subterrâneas para tratamento em instalações adequadas. 

Leia também: Você já ouviu falar sobre a NR 25, que trata sobre resíduos industriais?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar