31 3508.1919

Saiba mais sobre a norma ABNT NBR 17.100-1, que trata sobre o Gerenciamento de Resíduos

A ABNT NBR 17.100-1 teve em seu lançamento um marco importante no Brasil, avançando nas práticas de gestão de resíduos sólidos. A saber, ela visa maximizar a valorização de recursos nos resíduos, harmonizar a comunicação entre partes envolvidas na gestão e simplificar o processo, reduzindo custos e aumentando eficiência. 

Assim, a norma abrange todas as etapas, com definições claras e requisitos para geradores e envolvidos na destinação de resíduos. 

Leia também: Confira quais os resíduos mais comuns durante a atividade de mineração

Veja como a ABNT NBR 17.100-1 atua no setor empresarial 

A norma incentiva a transição para a economia circular e apoia a logística reversa no setor empresarial. Em relação ao gerenciamento de resíduos, ela o simplifica, apoiando o Sistema de Manifesto de Resíduos (MTR), definindo destinação e auxiliando na elaboração de PGRS/PGRSS. 

A ABNT NBR 17.100-1 inclui um glossário abrangente. Assim, futuras partes abordarão rastreabilidade e classificação de subprodutos. Em resumo, a norma promove práticas sustentáveis e eficientes no gerenciamento de resíduos.

Leia também: Confira quais são as obrigações ambientais legais do mês de novembro

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar