31 3508.1919

Inovar Ambiental faz a gestão dos resíduos químicos em MG

A produção industrial em Minas Gerais, impulsionadora da economia do estado, gera um subproduto preocupante: resíduos químicos. A saber, estima-se que mais de 10 milhões de toneladas por ano são geradas, um volume equivalente a 2 toneladas por habitante.

Sendo assim, a gestão inadequada desses resíduos representa um risco ambiental e à saúde pública, exigindo medidas urgentes para um futuro sustentável.

Leia também: Resíduos industriais em Minas Gerais

Diversidade Perigosa: 

A gama de resíduos químicos é vasta, desde produtos de limpeza e agrotóxicos até medicamentos vencidos e baterias. Dessa forma, cada tipo apresenta características e riscos específicos, exigindo manejo especializado para evitar impactos ao meio ambiente e à saúde.

Classificação e Perigos:

  • Classe I: Alto risco. Ex: produtos químicos e medicamentos vencidos.
  • Classe II: Risco médio. Ex: tintas e solventes usados.
  • Classe III: Baixo risco. Ex: óleos lubrificantes usados.

Impactos Devastadores: 

O descarte inadequado dos resíduos químicos pode causar:

  • Contaminação do solo e da água: Infiltração de metais pesados e substâncias químicas no solo e nos cursos d’água. Assim, comprometendo a qualidade da água potável e a produtividade agrícola.
  • Contaminação do ar: Emissão de gases tóxicos que contribuem para o efeito estufa e causam problemas respiratórios na população.
  • Doenças: A exposição a esses resíduos pode provocar doenças graves, como câncer, problemas respiratórios e dermatológicos.

Panorama em Minas Gerais:

  • Infraestrutura Insuficiente: A falta de aterros sanitários adequados e centros de tratamento específicos para resíduos perigosos representa um desafio para a gestão eficiente.
  • Falta de Conscientização: Nem todas as empresas se conscientizam da importância da gestão adequada dos resíduos, negligenciando os impactos ao meio ambiente e à saúde pública.
  • Custos Elevados: O investimento em tecnologias limpas e na destinação final ambientalmente correta pode ser elevado para algumas empresas.
  • Informalidade: A grande quantidade de empresas que operam na informalidade dificulta a fiscalização e o controle.

Rumo à Sustentabilidade:

  • Conscientização: Ações educativas para empresas e comunidade sobre a importância da gestão adequada dos resíduos químicos.
  • Fiscalização Rigorosa: Aumento da fiscalização para coibir o descarte inadequado e garantir o cumprimento da legislação.
  • Incentivos à Reciclagem: Criação de programas de incentivo à reciclagem e reutilização de resíduos químicos.
  • Pesquisa e Inovação: Investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias limpas para reduzir a geração de resíduos.

Exemplos Inspiradores:

  • Programa Recicla Minas: Iniciativa do governo estadual que visa promover a reciclagem de diversos materiais, incluindo resíduos químicos.
  • Cooperativas de Reciclagem: Cooperativas que trabalham na coleta e reciclagem de resíduos químicos, gerando renda e promovendo a sustentabilidade.
  • Empresas com Sustentabilidade: Empresas que investem em tecnologias limpas e na gestão adequada dos resíduos químicos, demonstrando responsabilidade ambiental e social.

Um Futuro Sustentável é Possível:

A gestão adequada dos resíduos químicos em Minas Gerais exige um esforço conjunto do governo, empresas, sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa. Dessa forma, através da implementação de medidas eficazes e da colaboração entre todos os setores da sociedade, podemos construir um futuro mais verde e seguro para todos.

Veja como é realizado o serviço de tratamento de resíduos químicos da Inovar Ambiental

Preocupada com os impactos imediatos e duradouros dos resíduos químicos, a Inovar Ambiental destaca-se por sua expertise no tratamento dessas substâncias presentes nas operações industriais diárias. Assim, além de prevenir danos corrosivos e toxicológicos imediatos em animais, seres humanos e no meio ambiente, a empresa está comprometida em neutralizar os efeitos adversos, como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, patogenicidade ou toxicidade dos resíduos.

A saber, a abordagem proativa da Inovar Ambiental inclui serviços de coleta periódica, garantindo que o tratamento seja personalizado conforme o grau de toxicidade dos resíduos. Dessa forma, a empresa não apenas evita a contaminação do solo, dos recursos hídricos e do ar, mas também implementa medidas eficazes para a neutralização e destinação responsável desses materiais nocivos. Portanto, nosso compromisso vai além da gestão de resíduos, abraçando a missão de promover práticas ambientais sustentáveis e preservar o equilíbrio ecológico em todas as suas operações.

Leia também: Confira quais são as obrigações ambientais legais do mês de fevereiro

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar