31 3508.1919

Segundo pesquisa, maioria das indústrias adota ações para sustentabilidade

Uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ofereceu insights valiosos sobre as práticas sustentáveis adotadas pelas empresas industriais em todo o país. De acordo com o levantamento, a maioria das empresas do setor já está comprometida com a redução da geração de resíduos sólidos (89%), a otimização do consumo de energia (86%), e o uso eficiente da água (83%). 

Além disso, o estudo identificou nove medidas fundamentais para promover a sustentabilidade ambiental no processo produtivo. Os dados foram coletados através de entrevistas com 1.004 executivos de empresas industriais de diversos portes em todos os estados do Brasil.

Leia também: Resíduos industriais em Minas Gerais

Futuro da sustentabilidade no Brasil está diversificado, diz pesquisa

Segundo o estudo, os empresários destacaram as estratégias prioritárias para contribuir com a descarbonização do país. A modernização de máquinas (27%), a transição para fontes de energia renovável (23%), e o investimento em tecnologias de baixo carbono (19%) foram as mais mencionadas. Além disso, outras medidas citadas incluem investimento em inovação (14%) e acesso a financiamento (10%). 

Assim, a pesquisa também revelou que mais da metade (53%) das indústrias já estão desenvolvendo projetos relacionados ao uso de energias renováveis, com destaque para a energia solar, que responde por 91% dessas iniciativas.

Leia também: Confira quais são as obrigações ambientais legais do mês de fevereiro

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar